

Fora da galeria
O QUE VOCÊ ENCONTRA AQUI?
Compartilhamos aqui caminhos para fazer repercutir o conteúdo levantado em pesquisa e realização do projeto Ilha do Príncipe Ampliada (IPA), da Cidade Quintal. As propostas visam fazer refletir sobre a importância da valorização da identidade sócio-cultural de um território - a territorialidade. As histórias de Marias, Jóias e suas travessias são também caminhos de escuta e de interação para todes. Buscamos conectar saberes, substanciar histórias de vida e o seu pertencimento por uma comunidade ou por cidade educadora, mais justa e representativa.

TRAVESSIAS
“Maré é bem melhor que praia". Travessias agrupou as memórias dos moradores com a maré quando o bairro era uma Ilha, revelando como era significativo para eles e para a história da nossa capital, Vitória. Durante nossa estadia na Ilha ouvimos muito a respeito da história do bairro e sua ligação com a maré. Travessias promove mergulhos na valorização, pertencimento e reconhecimento local.



MARIAS
Quantas mulheres, mães, trabalhadoras negras tiveram e ainda têm suas histórias negadas ou deturpadas pelas nossas relações sociais? Quais são os lugares da mulher negra nas comunidades periféricas e na pirâmide social brasileira? Qual história fazemos repercutir da senhora Maria de Lurdes na/da Ilha? Como recontar ou reconstruir histórias negadas pelos registros oficiais? Marias repercute histórias das diversas Marias presentes - e de presenças - em nossos bairros. Foi inspirada na lendária Maria Tomba Homem que, na sua força, valentia e coragem, se tornou uma personagem conhecida na Grande Vitória, região Metropolitana do Espírito Santo.

JÓIAS
Como repercutir uma história para que sirva de exemplo? Joelson Santos Pinto, popularmente conhecido como Jóia, era habilidoso com a bola nos pés, o que o fez brilhar. Jóias promove caminhos investigativos sobre as juventudes e sua representatividade. É um convite para olharmos para os talentos locais e para as projeções de futuro.


