background sou educador
faixa do pdf

O QUE VOCÊ ENCONTRA AQUI?

Compartilhamos aqui caminhos para fazer repercutir o conteúdo levantado em pesquisa e realização do projeto Ilha do Príncipe Ampliada (IPA), da Cidade Quintal. As propostas visam fazer refletir sobre a importância da valorização da identidade sócio-cultural de um território - a territorialidade. As histórias de Marias, Jóias e suas travessias são também caminhos de escuta e de interação para todes. Buscamos conectar saberes, substanciar histórias de vida e o seu pertencimento por uma comunidade ou por cidade educadora, mais justa e representativa.

faixa travessias

TRAVESSIAS

“Maré é bem melhor que praia". Travessias agrupou as memórias dos moradores com a maré quando o bairro era uma Ilha, revelando como era significativo para eles e para a história da nossa capital, Vitória. Durante nossa estadia na Ilha ouvimos muito a respeito da história do bairro e sua ligação com a maré. Travessias promove mergulhos na valorização, pertencimento e reconhecimento local.

arte vetorial
faixa marias
arte vetorial 2

MARIAS

Quantas mulheres, mães, trabalhadoras negras tiveram e ainda têm suas histórias negadas ou deturpadas pelas nossas relações sociais? Quais são os lugares da mulher negra nas comunidades periféricas e na pirâmide social brasileira? Qual história fazemos repercutir da senhora Maria de Lurdes na/da Ilha? Como recontar ou reconstruir histórias negadas pelos registros oficiais? Marias repercute histórias das diversas Marias presentes - e de presenças - em nossos bairros. Foi inspirada na lendária Maria Tomba Homem que, na sua força, valentia e coragem, se tornou uma personagem conhecida na Grande Vitória, região Metropolitana do Espírito Santo.

faixa-educador5.png

JÓIAS

Como repercutir uma história para que sirva de exemplo? Joelson Santos Pinto, popularmente conhecido como Jóia, era habilidoso com a bola nos pés, o que o fez brilhar. Jóias promove caminhos investigativos sobre as juventudes e sua representatividade. É um convite para olharmos para os talentos locais e para as projeções de futuro.

arte vetorial 3
faixailhadoprincipe.png
arte vetoial 4

CEM ANOS

Como a sua história se entrelaça com a história do seu lugar? Um espaço pode guardar várias histórias e ao ter acesso a Ilha notamos que durante esses 100 anos o bairro tem muito o que dizer de si mesmo e da capital Vitória. Nesta Kit ressaltamos a importância de olhar para o nosso repertório e como podemos usá-lo para fomentar novas histórias e impulsionar as que o bairro já tem.